A timidez pode ser considerada um dos principais motivos que pessoas descartam grandes oportunidades: seja um belo casamento, aquela promoção no trabalho ou a oportunidade de viver novas experiências. Isso deve-se a um transtorno chamado “fobia social”. Existem diferentes níveis de timidez, algumas pessoas conseguem desenvolver algum assunto que domina tranquilamente, já outras possuem um verdadeiro pavor da plateia. A fobia social pode ser tão prejudicial que só de imaginar aquela importante apresentação, o intestino trava, a mão fica fria e suada e a ansiedade fica latente.

Mas, calma! Nesse post você vai conferir 10 técnicas para desinibição:

1 – MONTE UMA APRESENTAÇÃO EM POWER POINT

O fantasma de falar em público está no “e se me der um branco?!”. Montar uma apresentação direta, com tópicos relevantes que faça você lembrar do desenvolvimento do assunto, pode gerar mais confiança.

2 – PEQUENOS PÚBLICOS

Consuma pequenos conteúdos, absorva todas as informações e pratique com familiares e grupos de amigos, eles poderão identificar pontos positivos e sugerir alguma crítica construtiva.

3 – VOCÊ NÃO ESTÁ SENDO JULGADO (A)!

O único interesse do público é no conteúdo, ele não está analisando e registrando seus possíveis erros e acertos, o único interesse é consumir o máximo de informação possível.

4 – VOCÊ SABE MAIS DO QUE TODO MUNDO SOBRE O ASSUNTO

E isso é ótimo de lembrar. Na maioria dos casos você fará uma apresentação de um assunto sobre o qual você estudou – e muito – e os outros não.
Muitas vezes ficamos inibidos pensando que quem está lá no público sabe mais do que nós e irá nos julgar porque erramos isso ou aquilo. Ou pior, levantar e nos corrigir no meio da palestra.
Mas não é verdade – até nas defesas de teses de doutorado, no geral, o apresentador sabe mais que o resto. Ter isso em mente lhe trará muito mais confiança na sua apresentação

5 – NÃO APRESENTE OS TREMORES

Dicas valiosas para disfarçar aqueles tremores indesejados:

  • A perna ficou meio “bamba”, ande pelo palco, além de aliviar os tremores, gera a impressão que você está interagindo com todo o público
  • Sentiu aquela tremida na mão? Segure alguma folha, gesticule, aponte para sua apresentação. Isso fará com que a sua desenvoltura no palco seja mais dinâmica e irá disfarçar o treme-treme.

6 – BEBA ÁGUA

É sempre bom se manter hidratado(a)!
Beber água durante a apresentação ajuda na potência da sua voz, além de tornar você visivelmente mais confortável no ambiente, vai contar com algum tempinho para planejar e pensar sobre sua apresentação.

7 – USE ROUPAS ESCURAS

Além de deixar qualquer pessoa mais elegante e apresentável, roupas escuras esconder aquele nervosismo que aparece em forma de pizza nas axilas.

8 – CURSO DE ORATÓRIA SP

Acredito que essa seja a dica mais valiosa dentre as 10 técnicas para desinibição
O curso de oratória em SP, desenvolve um método exclusivo que é capaz de identificar onde está o medo de cada integrante e assim minimizá-lo ou até mesmo eliminá-lo, provando aos seus alunos que qualquer pessoa pode tornar-se um grande orador. A Humanni dedica todo seu esforço para que seus aprendizes consigam enxergar seu verdadeiro potencial e a partir disso, transformar suas vidas.

9 – SEJA DESCONTRAÍDO

Pedir para um tímido ser descontraído dentro desse contexto é no mínimo cruel, mas a descontração através de uma piada ou de alguma história interessante, pode ser a porta de entrada para quebrar o gelo.

10 – DOMINE ASSUNTO

As 10 técnicas de desinibição não vão valer de nada se todo conteúdo não for devorado e compreendido por inteiro.

Você leu, releu e leu novamente sobre o assunto que será apresentado? Então, leia de novo, é de extrema importância que o conteúdo seja parte do seu cérebro. Com um conteúdo claro e organizado, a chance que você crie confiança e mande bem na apresentação são grandes.

Acesso nosso canal e acompanhe todas as dicas de como se expressar melhor:

Link do Canal: https://www.youtube.com/user/Riantash1

Você vai gostar de ver também:

7 PASSOS PARA VENCER O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO

Quer saber mais?

luiz@humanni.com
Whatsapp: (31) 9.9291-0302

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/carvalholuizclaudio/Siga no Instagram: https://www.instagram.com/oratorialuizclaudio/