COACHING

Coaching em Equipe

Coaching para Sua Equipe

Coaching de equipes para Alto Desempenho – Por Luiz Cláudio Carvalho

O Coaching de Equipes é um processo de liderança refinado, que visa desencadear o potencial de uma equipe para maximizar seu próprio desempenho.

A importância do trabalho de equipe, vem se acentuando nos últimos anos; seja na produção de bens ou de serviços. Toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe. Transformar um grupo em uma equipe de trabalho, requer mais do que um simples evento ou programa de treinamento; requer a criação de um ambiente organizacional adequado e o estabelecimento de um processo onde o trabalho e a aprendizagem caminhem juntos.

A produtividade de uma equipe coesa, tende a ser maior do que a de indivíduos isolados. Por isso, a importância do desenvolvimento e da formação das pessoas. Todos são beneficiados no processo de Coaching de Equipes.

Além do trabalho como coaching executivo, tenho realizado nos últimos anos vários processos de coaching de equipes, os quais tem sido muito gratificantes.

Ver uma equipe que antes focava no problema, reclamava e culpava a tudo e a todos pelos suas dificuldades e depois do processo de coaching, essa equipe passa a focar no positivo, no futuro, na ação e na solução, é extremamente realizador. É fantástico. Quando isso ocorre, sinto que estou realizando a minha missão.

O coaching de equipes se destaca por poder apoiar a muitos ao mesmo tempo.

Estou a bastante tempo na área de treinamentos e desenvolvimento pessoal, e hoje, considero o coaching de equipes o sistema mais inteligente e com maior custo benefício entre todas as formas de desenvolvimento humano existentes na atualidade.

É inteligente, porque vai direto no ponto e é construído a “seis mãos” , ou seja, com a diretoria, com a equipe e com o coach. No processo de coaching de equipes, nada é imposto; tudo é desenvolvido por todos, o que aumenta a motivação e os resultados. Uma grande vantagem dessa ferramenta é a economia de tempo e dinheiro em relação aos treinamentos tradicionais. Um processo como esse, por desenvolver várias competências ao mesmo tempo, pode equivaler de 3 a 6 “treinamentos tradicionais”, além de mostrar que tem uma eficácia muito maior.

O tempo de um processo de coaching de equipes pode durar de 03 a 09 meses e isso varia de acordo com a forma de atuação do coach e com o objetivo da empresa.

As 7 etapas do Coaching de Equipes:

1 – Diagnóstico (Realização e apresentação para a diretoria)

2 – Definição dos objetivos do trabalho e definição da estratégia

3 – Alinhamento dos Objetivos, Visão, Missão e Valores

4 – Definição dos indicadores de resultados

5 – Definição das competências a serem desenvolvidas

6 – Desenvolvimento das competências da equipe

7 – Reconhecimento pelos resultados atingidos

Diagnóstico

Assim como o médico antes de indicar um remédio, examina o paciente para indicar o tratamento mais adequado, o coach realiza um diagnóstico com a equipe antes de iniciar seus trabalhos. O diagnóstico tem o objetivo de possibilitar o entendimento dos desafios atuais enfrentados pela equipe, para que o coach possa identificar qual o caminho a ser seguido no processo.

O diagnóstico organizacional permite uma visão global do trabalho a ser realizado.

O mesmo é realizado por meio da aplicação de um amplo questionário no qual são levantadas as impressões dos funcionários a respeito de questões abrangentes.

Após realizar as entrevistas com os funcionários, o coach organiza os resultados e apresenta posteriormente aos diretores contratantes.

Definição do objetivo do trabalho e definição das estratégias

Esta é a etapa aonde o contratante define aonde quer chegar com o coaching e qual será o número de sessões de coaching, tanto individual quanto de equipes.

É importante ressaltar, que para que um processo de coaching de equipes seja bem sucedido, o executivo principal e os principais gestores também precisam passar pelo processo, porém de maneira individual. Eles não participam das sessões em equipe. O não envolvimento do escalão de cima, é uma receita quase infalível para o fracasso do processo, uma vez que cria-se uma distância enorme de pensamentos e ponto de vista, o que tornam as mudanças necessárias muito mais pesadas e complexas. É como se alguns começasse a falar alemão num ambiente onde todos falam italiano. Se todos não falarem a mesma língua, o processo não flui. Quando todos estão envolvidos e engajados, a empresa consegue vislumbrar a magia do processo de coaching e tudo acontece. A definição de quantos membros farão o processo individual, vai variar de empresa para empresa. É comum o diretor ou o presidente realizarem o coaching excutivo, enquanto que a equipe e os gerentes participam juntos do coaching de equipes. É bom lembrar que quanto mais gestores puderem fazer o processo individual, melhores os resultados finais.

Alinhamento dos Objetivos, Visão, Missão e Valores

Após a definição dos objetivos do processo com a diretoria, o coach leva esse objetivo para a equipe, nas sessões coletivas e alinha o objetivo organizacional com o objetivo individual de cada um.

O mesmo alinhamento acontece com a Visão, Missão e valores.

As pessoas trabalham muito mais motivadas quando os seus objetivos individuais estão de acordo com os objetivos da empresa. É como se ela se sentisse mais em “casa e em família”, ou seja, com pessoas que pensam como ela e olham para a mesma direção. Esse alinhamento ativa o sentimento de pertencimento em cada um o que gera aumento de identificação com a empresa e consequentemente o engajamento.

Definição dos indicadores de resultados

Esta é uma etapa que vai exigir concentração. É um momento em que a equipe precisa definir o propósito do trabalho com clareza, ou seja, como ela gostaria de estar no final do processo de coaching. O indicador é o que vai demonstrar que a equipe realmente atingiu os resultados. Todos juntos vão descrever os indicadores de cada objetivo.

O ideal são de 2 a 4 objetivos e de 1 a 3 indicadores para cada objetivo.

Ex.: Objetivo 1: Aumentar o percentual de clientes fidelizados. Os dois indicadores para esse objetivo poderiam ser:

Indicador 1: Receber mensalmente pelo menos 10 indicações de ex-clientes

Indicador 2: Vender pelo menos 25% para os clientes que já compraram na loja

Todos indicadores precisam ser construídos através de uma frase simples e objetiva para que todos a compreendam e a abracem.

Definição das competências a serem desenvolvidas

Definido o alvo do processo, precisam ser definidas as competências que farão com que todos atinjam seus resultados. A própria equipe vai definir. Costumo comparar a competência com o músculo. Ex.: Qual é o músculo que um atleta precisa desenvolver para ser campeão mundial dos 100 metros rasos? Da mesma maneira, quais são as competências que uma equipe precisa desenvolver para aumentar o faturamento anual em 45%? Exemplos de competências que geralmente são desenvolvidas: Capacidade de negociação, comunicação assertiva, disciplina, autoestima, relações interpessoais, gestão do tempo, planejamento, etc.

Desenvolvimento das competências da equipe

Esta é a etapa mais longa do processo e precisa ser motivante. Neste ponto, o coach através da sua experiência, vai desenvolver as competências que a equipe listou como prioritárias para que ela se fortaleça e atinja os objetivos. O profissional poderá utilizar de vídeos, dinâmicas, vivências e tarefas, sempre utilizando o máximo do seu potencial criativo. Para um desenvolvimento mais rápido, o coach pode indicar seminários complementares.

Reconhecimento pelos resultados atingidos

Chegamos aqui à etapa final. Se todos os passos anteriores foram bem executados, certamente todos terão muito o que comemorar.

Esse é o momento de relaxar e reconhecer todos os avanços obtidos, focando sempre no positivo.

Mesmo que o objetivo final não tenha sido 100% alcançado, é muito comum que nesse momento, a equipe esteja muito mais confiante, feliz, unida, comprometida, motivada e preparada.

A jornada certamente foi muito rica e todos estão muito mais conscientes e gratos. E para manter esses benefícios, uma opção pode ser a contratação de um processo de manutenção, onde o coach continuará indo à empresa, porém com uma frequência menor.

Benefícios do Coaching de Equipes

  • Aumento do nível de engajamento e comprometimento, elevando profundamente a motivação e os resultados.
  • Melhoria da comunicação interna e compartilhamento de informações entre pessoas e departamentos.
  • Aperfeiçoamento do espírito de equipe entre os membros da equipe e da organização.
  • Melhoria do relacionamento entre os membros da equipe.
  • Aumento de Foco.
  • Alinhamento dos objetivos da organização com os objetivos individuais dos colaboradores.
  • Aumento da produtividade individual e coletiva.
  • Aumento da capacidade dos colaboradores em gerar soluções inovadoras e melhorias contínuas.
  • Elevação da consciência do real papel de cada membro da equipe.
  • Aumento da satisfação pelo trabalho, aumentando a retenção de talentos dentro da organização.

A importância do Coaching nas empresas e no mundo

Em 2009, a revista Harvard Business Review, realizou uma pesquisa com a seguinte questão: “As companhias e executivos obtêm valor dos seus coaches?”

A recente pesquisa de Harvard na indústria, concluiu que a popularidade e aceitação do coaching como ferramenta de liderança, continua crescendo. 

A pesquisa concluiu, que clientes continuam recorrendo ao profissional coach, porque o coaching funciona. A pesquisa também constatou que mais de 48% das companhias usam o coaching para desenvolver Alta Performance em capacidades de liderança. Foi detectado que a taxa média por hora do coaching é de 500 dólares ( de no mínimo 200 a no máximo 3.500 dólares ) e o típico trabalho de um coaching varia de 7 á 12 meses.

Um estudo feito por John Kotter e James Heskett durante um periodo de 11 anos nos EUA, demonstrou que empresas SEM COACHING aumentaram:

  • Sua renda em 166% 
  • Seu quadro de funcionarios em 32% 
  • Sua Renda Líquida em 1%.
  • As empresas COM COACHING aumentaram:
  • Sua renda em 682% 
  • Seu quadro de funcionarios em 282% 
  • Sua renda Líquida em 756%
  • Transforme sua empresa em um oásis de produtividade e satisfação, invista no coaching de equipes!

Contato

ENVIE UM WHATSAPP (31) 99922-9666

Termos de Uso  |  Políticas de Privacidade