Quando você aprimora a comunicação oral e interpessoal em atividades sociais pode sair na vantagem, esse objetivo pode ser alcançado por meio de técnicas que permitam a desinibição ou mesmo por sua escolha de vocabulário, o controle emocional a voz e postura adequada também são pontos que devemos analisar durante um discurso.

Você sabia que existe uma diferença entre falar bem e se comunicar bem?

Uma pessoa pode falar bem e ter um bom tom de voz, ter uma dicção adequada, o timbre adequado, mas para ter uma boa comunicação e realmente levar seu conteúdo até a pessoa, existem regras físicas e vocais, são técnicas que você precisa para ter essa boa comunicação. Em qualquer área hoje é importante se comunicar melhor, as relações interpessoais abrem portas para quem quer se destacar no mercado de trabalho. 

Estudar comunicação Oral e o conteúdo é fundamental para não se sentir ameaçado!

Hábitos saudáveis na hora de apresentar nossos projetos e ideias podem ser adquiridos para que a desinibição ocorra de maneira natural, elas são:

  • Estude seu conteúdo

Dominar o assunto irá ajudar você a manter o nervosismo controlado, estude o conteúdo de seu discurso e pesquise outras fontes use o senso crítico para analisar argumentos, fazer comparações, e lembre-se de sempre dar aquele toque pessoal ao seu conteúdo. 

  • Planeje seu discurso 

Faça um cronograma do seu discurso, responda questões como por exemplo: “como vai começar? qual a ordem dos temas?” Desenhe um escopo e ensaie para mais de uma pessoa, no caso da oratória o treino leva a perfeição, lembrando sempre de que os  primeiros minutos são extremamente importantes para despertar nos outros a vontade de acompanhar a palestra até o final.

  • Mantenha sempre uma postura correta

Já ouviu aquela frase: “O corpo fala.” ? Então, parece clichê mas é verdade, então utilize essa vantagem, mantenha sempre a coluna ereta e lembre-se olhares ajudam a manter a concentração do público sua presença de palco é importante para manter um discurso de sucesso. 

  • Pausas estratégicas são importantes 

Faça pausas depois de um assunto polêmico, as pausas no discurso são importantes para que o público assimile o assunto enquanto te ajuda a lembrar dos próximos passos, mas cuidado para não exagerar, muitas pausas podem lembrar o famoso e temido “branco”.

Seja qual for sua área de atuação, essas técnicas poderão te ajudar no mercado de trabalho, por isso é importante treinar o discurso e desenvolver habilidades que darão suporte para falar em público, como inteligência emocional e comportamento empreendedor.

Continue em nosso blog, aqui você vai encontrar diversas dicas de oratória, e fica por dentro desses e outros assuntos relevantes para se destacar no mercado de trabalho.

Se deseja ampliar os conhecimentos sobre oratória, conheça nossos cursos clicando aqui.

Aproveite para deixar um comentário e compartilhar este artigo com seus contatos.

×

Olá!

Fale comigo agora pelo Whatsapp e tire todas as suas dúvidas.
Atendimento das 09h às 19h.

× Posso Ajudar?