Coragem, no latim, significa agir com o coração. Portanto, ter coragem é fazer aquilo que seu coração sente, sem medos ou receio de fatores externos. Muitos acreditam que ter coragem é não ter medo, enquanto, sentir medo é uma característica humana, todos nós já passamos por alguma situação que por algum motivo gerou medo ou insegurança. Ter coragem, é sentir medo e mesmo assim se propor a fazer o que acha correto. 

As emoções são a base para as ações individuais, e cada sentimento determina se o indivíduo terá um comportamento positivo ou negativo, dependendo da interpretação que é dada a ele. O medo, por exemplo, pode salvar uma pessoa de situações perigosas, mas em outras circunstâncias ele também pode bloquear uma pessoa e fazer com que ela perca oportunidades incríveis. A verdade é que não é necessário bloquear o medo para agir de forma corajosa: é preciso aprender a dar espaço a essa emoção para canalizá-la de maneira adequada.

Mas o que Coragem Representa? 

Coragem pode representar aquela viagem que você sempre teve vontade fazer sozinho;
Coragem pode representar uma declaração de amor;
Coragem pode representar a superação dos seus medos.

Ou seja, Coragem Representa, seguir o que seu coração dita.

Mas como vencer o medo e ter mais coragem?

Veja dicas de como você pode trabalhar seus medos e ganhar mais coragem:

Confie em si mesmo:

Tenha consciência das suas habilidades e do seu talento. Pense em todos os obstáculos que você já superou até aqui, exalte suas qualidades e acredite que você é capaz de superar possíveis contratempos que podem aparecer no seu dia a dia.

Supere suas limitações 

Todos nós temos algum tipo de limitação, seja física, mental ou por falta de alguma habilidade específica. Analise todo contexto, o cenário no qual você está inserido, e a partir disso, tem dois caminhos a seguir: se vitimizar e achar que o mundo está contra a você, ou fazer da sua dor uma motivação. 

Cuide da sua inteligência emocional 

Saber cuidar da sua inteligência emocional talvez seja a dica mais valiosa deste artigo. Não saberemos ao certo quando algo irá fugir do nosso controle, quando algum fator externo irá contribuir para que seu projeto não desenvolva. O fato é: precisamos saber lidar com situações negativas, saber manter a calma e controlar seus sentimentos é uma técnica necessária de sobrevivência.