Para muitos estudiosos, a oratória é considerada uma ciência que pode ser aprendida através de técnicas específicas. Já para outros, é uma habilidade incorporada conforme a personalidade individual de cada comunicador, onde o carisma e a postura são elementos indispensáveis para qualquer bom orador.

Independe da sua compreensão sobre o que é oratória, podemos afirmar que oratória é a metodologia que auxilia no desenvolvimento da arte de falar bem em público, de forma clara e eloquente, com um único objetivo: gerar engajamento e atrair a atenção do seu público.

COMO SER UM BOM ORADOR?

Não existe um bom orador que não saiba do que está falando. Dominar o assunto que pretende discursar é primordial. Falar em um ritmo moderado, em um tom de voz adequado, são técnicas que precisam ser incorporadas no momento da  apresentação. Confira abaixo algumas técnicas para aprimorar sua oratória:

  • Leia muitos livros;
  • Fale a língua do seu público, pois a forma que você se comunica com o seu público deve gerar conexão;
  • Seja Receptivo;
  • Mantenha contato visual com seu público;
  • Use roupas discretas para a apresentação, lembre-se, seu conhecimento é o foco, não você.
  • Se atente à sua postura e expressão corporal

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DA ORATÓRIA

DICÇÃO

Dicção é a forma na qual as pessoas pronunciam as palavras, portanto, não ter uma boa dicção irá influenciar diretamente a compreensão do público sobre o assunto abordado.

Para melhorar a sua dicção, existem alguns exercícios que podem ser adotados, como ler em voz alta e se atentar as pronúncias como elas realmente são. Exemplo: “terceiro” e não “teceiro”.

GESTICULAÇÃO 


Parte de uma boa apresentação é a forma pela qual você se apresenta no palco, sua postura, gestos e expressões. Gesticular de forma coerente mantém a atenção do seu público e torna a apresentação mais dinâmica, mas cuidado, evite ações exageradas que poderão tirar o foco e dispersar a atenção da sua plateia.

INTENSIDADE DA VOZ

A sua voz é sua principal ferramenta que irá conduzir toda a sua apresentação, do inicio ao fim, portanto, manter um tom de voz adequado durante o discurso gera uma certa confiança e passa credibilidade aos seus espectadores. Identifique também em sua apresentação onde o seu tom de voz deve ser elevado para que você enfatize uma informação importante no seu discurso.

A oratória é uma área que pode ser treinada e melhorada. Por esse motivo existem vários cursos de oratória, onde indivíduos aprendem diferentes técnicas. Esses cursos são muitas vezes frequentados por pessoas tímidas que não gostam ou não sabem falar em público, que querem melhorar a sua capacidade de persuasão ou simplesmente evoluir no âmbito profissional.

A Humanni traz aos seus alunos todo processo de como perder a vergonha em público, como lidar com seus medos de palco e como identificar seus pontos fortes. Através de um método de ensino dinâmico e eficiente, o aluno consegue desenvolver a sua oratória de forma independente, com extrema confiança e segurança.

Quer saber mais sobre o que é oratória?

Acesse nosso canal e fique por dentro de todas as novidades:

Link do Canal: https://www.youtube.com/user/Riantash1

Você vai gostar de ver também:

Foco Para Alta Performance

Quer saber mais?

luiz@humanni.com

Whatsapp: (31) 9.9291-0302

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/carvalholuizclaudio/

Siga no Instagram: https://www.instagram.com/oratorialuizclaudio/