A habilidade de falar bem em público é algo que nasce naturalmente em poucas pessoas, porém essa técnica é algo que pode ser adotada através de metodologias específicas, muito estudo e dedicação. A oratória como qualquer outra habilidade pode ser aperfeiçoada e trabalhada até que o usuário consiga atingir a Oratória de Alta Performance

Oratória de Alta Performance tem como principal objetivo potencializar oradores, focando diretamente em apresentações, auxiliando na construção de discursos do início ao fim, além de trabalhar a emoção para evitar os terríveis tremores ou obstáculos que podem atrapalhar no momento da apresentação.  

Veja abaixo algumas dicas que grandes oradores praticam para atingir a excelência: 

Desenvolva a Inteligência Emocional: 

Seja consciente que você é o único capaz de administrar as próprias emoções e usá-las em seu favor, além de compreender as emoções das outras pessoas, construindo relações saudáveis e fazendo escolhas conscientes. Quem tem Inteligência Emocional sabe pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, sem deixar que as emoções controlem sua vida e se acumulem de forma a reproduzir ou criar medos. 

Postura e Linguagem Corporal 

A forma na qual você se comporta no palco diz muito sobre o tipo de orador que você é. Se preocupe em ter um postura centrada, porém não engessada. Saber andar no palco e gesticular com as mãos para enfatizar algum ponto da sua apresentação, pode tornar o seu discurso mais persuasivo e dinâmico, além de prender a atenção do público. 

Conheça o perfil do seu público 

De nada adianta ter o discurso gravado, uma postura perfeita e ser completamente equilibrado, se o público que está à sua frente for completamente desconhecido. Conhecer a sua plateia e saber qual tipo de linguagem deve utilizada, são estratégias indispensáveis para prender atenção do público do início ao fim. Para cada perfil existe um linguagem a ser adotada. Falar a língua dos seus espectadores gera engajamento e estreita relacionamentos. 

Nesse artigo, discriminamos algumas das técnicas adotadas para se tornar um grande orador. Mas para que você de fato consiga conquistar a Oratória de Alta Performance, será necessário muito empenho e dedicação. 

A Humanni, oferece cursos de Oratória de Alta Performance que possuem como principal objetivo o desenvolvimento da fala, através de técnicas exclusivas e dinâmicas. Com o treinamento correto pode-se chegar a excelência.